Pular para o conteúdo

Sobrenomes coreanos: conheça os mais comuns e os mais raros

Saiba mais sobre a forma dos sobrenomes coreanos e aumente os seus conhecimentos no idioma!

Coreano · Por Agueda Kim

12 de julho de 2023, às 09:00

A primeira coisa que devemos saber sobre os nomes coreanos é que o sobrenome vem antes do prenome. E você, sabe outras regras dos sobrenomes coreanos?

O sobrenome indica a qual linha familiar você pertence, e hoje aprenderemos algumas informações básicas sobre os sobrenomes coreanos, vendo os mais comuns e os mais raros!

Sobrenomes coreanos são únicos

Sobrenome em coreano é 성 (/seong/) ou 성씨 (/seongssi/). Diferentemente do Brasil, na Coreia só se tem um sobrenome: o do pai. Apenas nos casos em que o pai é desconhecido ou estrangeiro, é possível usar o sobrenome da mãe. E isso é definido por lei. 

Caso o casal deseje dar o sobrenome da mãe aos filhos, é necessário demonstrar esse interesse no momento do registro de casamento (sim, mesmo antes de ter o bebê 🤯), e o processo é extremamente burocrático, o que o torna uma opção não tão atrativa. 

Porém, recentemente tem aumentado o interesse de casais em dar tanto o sobrenome da mãe quanto o do pai aos filhos. Para isso, tem-se incluído o sobrenome da mãe no início do prenome, uma maneira simbólica de passar os dois sobrenomes aos filhos, pois legalmente continua sendo considerado sobrenome apenas o do pai.

Os sobrenomes coreanos normalmente são compostos por uma sílaba, e mesmo que sejam homógrafos no hangul, o hanja pode ser diferente, tornando-os sobrenomes diferentes que indicam linhas familiares distintas.

Para ser um mesmo sobrenome, o hanja deve ser igual, porém há uma outra diferenciação: o dos 본관 (/bongwan/) ou 본적 (/bonjeok/). O 본관 [本貫] significa a terra natal do primeiro ancestral, se o sobrenome e o 본관 são o mesmo indica uma maior proximidade parental. Na Coreia, país em que um sobrenome chegou a ocupar ⅕ da população, era difícil saber o grau de parentesco apenas pelo sobrenome.

Por isso, o 본관 passou a ter um papel mais importante do que em outros países asiáticos. Antigamente, o 본관 tornava possível saber de que região a pessoa era.

Essa diferenciação, porém, acabou se tornando também um indicador a qual “classe” a pessoa pertencia, ou seja, se era descendente de nobres ou plebeus, por ser passado de pai para filho, assim como o sobrenome.

Atualmente, na Coreia democrática, essa diferenciação de classes não tem mais a importância que já teve. No entanto, ainda há um senso de união maior entre pessoas de uma mesma região. Afinal, indica uma proximidade de parentesco maior.

Lista de sobrenomes coreanos

Vamos ver quais são os sobrenomes coreanos mais comuns e quais são os mais raros? Separamos uma lista para você conferir e ampliar seus conhecimentos.

Sobrenomes coreanos comuns

Separamos os 15 sobrenomes mais comuns em ordem decrescente, de acordo com a pesquisa feita pela 대한민국 통계청 (Estatística da Coreia do Sul) em 2015:

성 (sobrenome)로마자 표기 (romanização)본관 (bongwan) principais
김(金)Kim김해(金海), 경주(慶州), 광산(光山), 김녕(金寧)
이(李)Lee전주(全州), 경주(慶州), 성주(星州), 광주(廣州)
박(朴)Park밀양(密陽), 반남(潘南), 함양(咸陽), 순천(順天)
최(崔)Choi, Choe경주(慶州), 전주(全州), 해주(海州), 강릉(江陵)
정(鄭)Jung, Jeong, Chung동래(東萊), 경주(慶州), 진주(晉州/진양), 연일(延日)
강(姜)Kang진주(晉州/진양)
조(趙)Cho, Jo한양(漢陽) ,함안(咸安), 풍양(豊壤)
윤(尹)Yoon, Yun파평(坡平), 칠원(漆原), 해남(海南), 해평(海平)
장(張)Chang, Jang인동(仁同), 안동(安東), 흥성(興城/흥덕), 단양(丹陽)
임(林)Lim, Im나주(羅州), 평택(平澤/팽성), 부안(扶安), 예천(醴泉)
한(韓)Han청주(淸州)
오(吳)O, Oh해주(海州), 보성(寶城), 동복(同福), 함양(咸陽), 나주(羅州)
서(徐)Seo달성(達城), 이천(利川), 대구(大丘), 부여(扶餘)
신(申)Shin평산(平山), 고령(高靈), 아주(鴉洲)
권(權)Kwon안동(安東), 예천(禮泉)

Sobrenomes coreanos raros

E, na lista a seguir, você pode conferir os 15 sobrenomes coreanos mais raros da Coreia do Sul:

성 (sobrenome)로마자 표기 (romanização)본관 (bongwan) principais
선우(鮮牛)Sunwoo, Seonwoo, Seonu
증(增)Jeung, Zeng
해(解)Hae
빈(賔)Bin
어금(魚金)Eokum, Eokeum청도(淸道)
다(多)Da
문(門)Mun, Moon
설(雪)Seol, Sul
이(怡)Lee
곽(槨)Kwak
후(后)Hu, Hou, Hoo
이(㛅)Lee
임(恁)Lim, Im
제갈(諸渴)Jegal
황목(荒木)Hwangmok동문(東門)

Algum destes foram notificados pela primeira vez em 2015, sendo sobrenomes de pessoas que se naturalizaram coreanas. E note que mesmo que a pronúncia e a escrita de 이 seja a mesma, o hanja muda, tornando-o um sobrenome diferente.

Aprenda a dizer pai em coreano

Agora que aprendemos sobre os sobrenomes coreanos e que eles são passados de pai para filhos, que tal aprender como dizer pai em coreano? Não pare de estudar e arrase no idioma!

pai em coreano

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts